• Viviane Costa

9 MITOS SOBRE O YOGA


Algumas pessoas já me questionaram sobre e muitas até não começaram a fazer Yoga por cogitar a esses noves mitos que citarei. Então, resolvi mostrar que o Yoga não é só alongamento ou terapia para dor nas costas.


Sei também que a maioria das pessoas que ouviram falar no Yoga não entendem porque dizem que ‘Yoga é uma filosofia de vida’. Pois bem, quando você começa fazer aula, talvez não sinta logo de cara o que o Yoga quer passar, mas quem realmente se entrega a essa prática percebe que o que se aprende no tapetinho se leva para a vida. Tudo o que acontece na prática é o que o Yoga quer que você sinta no cotidiano. É uma forma de ver o mundo. Neste texto diz sobre isso.


Você começa a entrar em um estado de completa saúde, começa a perceber o que seu corpo rejeita, o que sua mente não deseja. É por isso que Yoga é filosofia, porque começamos a sentir diferença no jeito de ser, deixamos de ser criado, e viramos nosso próprio criador. Aceitamos o que realmente nos faz bem, e deixamos de lado mal hábitos. E para quem quer estudar mais profundo a filosofia, recomendo pesquisar sobre “Os oito passos do Ashtanga Yoga”. São conhecidos como um aspecto importante da filosofia do Yoga. Em breve postarei sobre.


Então vamos lá:


Mito nº 1 - Yoga não é para todos, apenas para jovens


Yoga é uma prática de autoconhecimento, então porque não seria para todos?


Esqueça essa de que precisa ter um corpo flexível para fazer Yoga. Porque não é esse o objetivo da prática, claro que isso é um grande benefício que todo mundo quer, mas só com a prática constante chegará no resultado físico desejado.


A real importância do Yoga é o controle da nossa mente, saber lidar com ela. Saber descansar quando for necessário, por isso usamos os Asanas (posturas físicas) para descansar nosso corpo, e assim lidar com nossa mente para entrar nesse estado de plenitude e calma.


Mas, fica aqui minha pergunta. Você controla sua mente ou sua mente te controla?


Mito nº 2 - Yoga é para pessoas calmas


Essa é até engraçada. E quem não precisa de uma mente calma? Se você não é uma pessoa calma, se torne uma. Todo mundo precisa tomar decisões com clareza, certo? Ou enxergar o mundo por várias maneiras. É por isso que Yoga é universal. Todos nós precisamos de calma, sem exceção.


"Exemplo, a prática do Yoga pode auxiliar crianças agitadas com déficit de atenção ou hiperatividade, jovens com comportamentos depressivos e idosos com problemas físicos e mentais diversos."


Mito nº 3 - Pessoas acima do peso não podem praticar Yoga


Pesquisem sobre “Jared Mollenkopf” esse é o exemplo vivo de que dá até para emagrecer e muito com Yoga, 133 quilos no caso dele.


Isso não acontece só por causa do gasto calórico em si. Eu vi que um estudo da Universidade de Washington descobriu que o Yoga reduz a vontade excessiva de comer. Isso acontece porque o Yoga torna a pessoa mais consciente do que acontece em seu próprio sistema digestivo, além de equilibrar todo o sistema endócrino. E claro, a prática manda algumas calorias embora enquanto fortalece seus músculos.


Mito nº 4 - Yoga não serve para atletas


Como eu já disse nos mitos anteriores, Yoga não é para treinar apenas o corpo, mas sim a mente, para ter inteligência emocional e clareza nas decisões. Além dos benefícios físicos que ajuda qualquer atleta, flexibilidade, força e capacidade cardiorrespiratória.


Comece a praticar e vai perceber como o controle da respiração, a meditação e as posturas vão te ajudar a lidar com o estresse e a ansiedade, antes e durante das competição... Serve até para as situações da vida.


Mito nº 5 - Yoga é só para relaxar


Relaxado você ficará, com certeza, mas os benefícios vão além.


Vou citar alguns que ainda não comentei aqui, então perceba como o Yoga é uma prática completa: Ajuda desde a prevenção de enxaquecas, até a melhora do sistema nervoso, diminuição de dores, melhora da autoconfiança e claro, além das que citei: flexibilidade, ganho de força, controle de peso…


Mito nº 6 - Yoga só serve para aprender a ficar de cabeça para baixo


As posturas complexas, além de ajudar a regular o fluxo sanguíneo para todas as partes do corpo, também servem como um teste, vou filosofar agora: Uma simulação do que é a vida, cheia de obstáculos mas que podem ser superados se você respirar e tomar a decisão certa.

Por exemplo, a savasana, que é apenas se deitar de barriga para cima e controlar a respiração. Não tem coisa mais fácil, né? Errado. Já ficou minutos deitado apenas sentindo a respiração e curtindo os benefícios da prática sem deixar de pensar nos tri bulhões que passa na sua mente? Pra mim ainda, ficar minutos com a mente em pausa é uma das posturas mais difíceis. Mas, nada é impossível para quem quer. Por isso, existe a meditação.


Ou seja, Yoga não é só feito de invertidas, não podemos querer fazer todas posturas complexas e deixar de cuidar das mais simples também. E para chegar lá a pessoa passou por todo um processo de prática. Cada postura tem preparações e variações para cada nível de evolução do praticante. Vivenciar cada estágio é praticar Yoga.


Mito nº 7- Yoga é para quem é ''paz e amor''


“Paz e amor não são conceitos do Yoga, são conceitos da vida.”


Não precisa ser vegano ou usar roupas brancas e rasgadas. Yoga é o exercício mais democrático que existe e cada vez mais pessoas estão percebendo os benefícios da prática. Não existe um rotulo de estilo de vida para fazer Yoga. Mas, acredite, a nossa consciência pode mudar em alguns aspectos com o tempo de pratica.


Mito nº 8 - Yoga é alongamento


É e não é. Tudo é alongamento. Porém, o que diferencia o Yoga são os benefícios extras (muitos). Mas esses vocês já estão sabendo, não?


"As posturas foram planejadas para trabalhar tanto respiração, flexibilidade, glândulas, concentração no corpo e ativar os canais de energia, que possibilitam a prevenção e a manutenção da saúde. Claro que é um alongamento, mas, vai muito além porque estimula a liberação de hormônios no organismo e à medida que respiramos a postura acalma os nervos, trabalhando fígado, rins, ovários e úteros."


A atenção focada que temos em uma postura faz com que percebamos o nosso corpo para coisas que não damos a menor atenção no dia a dia. O simples alongamento corporal sem a atenção ou cuidado não provoca nenhuma resposta do sistema glandular ou do sistema energético que temos à nossa volta.


Mito nº 9 - Yoga demora para dar resultado


Peguei essa pesquisa de um site:


A Universidade de Oslo, na Noruega, descobriu que a prática do Yoga provoca alterações em genes relacionados a imunidade no momento da prática.


Os 10 participantes fizeram Yoga por duas horas nos dois primeiros dias. Nos últimos dois dias, caminharam por uma hora e ouviram jazz e música clássica.


Os resultados foram impressionantes! Enquanto a caminhada e a música mexeram com 38 genes presentes nas células imunes examinadas, o Yoga produziu quase 3x mais mudanças, em 111 genes!


_


E aqui fica a dica... Basta encontrar um bom professor, comparecer e se entregar à prática. Namastê!

0 visualização

YOGA POR VIVIANE COSTA